Casal Gastronomico - XV Revelando São Paulo - Cozinha caipira, tropeira e caiçara
XV Revelando São Paulo - Cozinha caipira, tropeira e caiçara

Durante os dias 9 a 18 de setembro, as autênticas culinárias caipira, caiçara e tropeira serão destaques no 15° Revelando São Paulo – Festival da Cultura Paulista Tradicional, realizado no Parque do Trote, na Vila Guilherme. O festival mostra a rica gastronomia paulista em mais de 90 espaços dos municípios do interior do Estado.

Com a realização do Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Estado da Cultura, o festival dispõe de 80 espaços de culinária e 10 ranchos tropeiros de diferentes regiões do estado com culinaristas produzindo doces caseiros, bolinhos caipira, broas, pamonhas, bolos, virados, afogados, galinhadas, feijão tropeiro, farinha de mandioca, peixes, moquecas entre outras iguarias que compõem a mesa paulista.

Pratos curiosos chamam a atenção do público e são de dar água na boca, como a comida do lobisomem, de Joanópilis, com arroz, linguiça, frango, torresmo, feijão e couve refogada; o Buraco quente de Mairiporã, um preparado especial com coração de banana e pão; doce de leite com maralo do município de São João da Boa Vista; cocada de jaca do município de Praia Grande; feijão guandu do Piedade e Carne na lata de Arujá.

Os municípios de Paraibuna, Redenção e Natividade da Serra, vêm com o característico café da manhã caipira. O café, que é torrado e socado no pilão, é passado no coador de pano todos os dias, de manhã e à tarde, e depois servido com broas de milhos, bolinhos de chuvas e biscoitinhos de nata. Tudo feito em fogões a lenha.

Da Região do Vale do Ribeira, Iguape, vem com a culinária caiçara servida na Festa de Bom Jesus de Iguape, com a tainha assada e molho de camarão, acompanhados com a farinha de mandioca produzida pela família de pescadores. E Registro traz a moqueca de manjuba assada na folha de bananeira, receita centenária também de pescadores da região.

Com a característica troperismo, Sorocaba vem com feijão tropeiro, preparado por Dona Conceição, que há três décadas cozinha nas festas de romarias da região, e os municípios de Monteiro Lobato e Taubaté com arroz tropeiro, mandioca frita, torresmo e cachaça.

Os doces, de todas as cores, cheiros e gostos, são preparados todos os dias. No espaço Praça Doce, 10 municípios produzem os variados doces de goiabada cascão, doce de leite, cocada de jaca, casca de limão doce e paçocas.

Além dos espaços de culinária, 160 espaços de artesanato, Rancho Tropeiro, brincadeiras de todos os tempos e corrida de cavalhada, além de aproximadamente 300 grupos que trarão manifestações artísticas durante os dez dias do evento.

Dentro do programa, acontece o Fotografe SP, saídas fotográficas, que tem como temática a Cultura Tradicional Paulista em suas diversas manifestações, acontecerão nos dias 10, 11, 17 e 18 de setembro, das 10h às 20h. Não há restrição quanto ao equipamento utilizado, a ideia é justamente ampliar as possibilidades para a captação das imagens, seja por meio de câmeras digitais, polaroid e celulares. A atividade é gratuita. As fichas de inscrição devem ser preenchidas e encaminhadas ao email fotografesp@gmail.com até o dia 9 de setembro. Para baixar a ficha de inscrição acesse www.fotografesp.blogspot.com.

O evento é gratuito e funcionará das 09h00 às 21h00. Mais informações podem ser encontradas no site www.revelandosaopaulo.org.br.

Fonte: Assessoria de Imprensa Abaçaí - Governo do Estado de São Paulo



Degustadoo às 08:34:06 de 12/09/2011 por André Luis Suaide - views: 6.056 | clicks: 1.424 Compartilhe no Twitter  Compartilhe no Facebook  Compartilhe no Orkut  Compartilhe no Google  Compartilhe no Google Buzz  Compartilhe no Delicious  Compartilhe no Windows Live  Compartilhe no MySpace  Compartilhe no Digg


© Copyright 2011 Casal Gastronômico. Todos os Direitos Reservados.