Casal Gastronomico - Grãos: Inclua-os no cardápio!
Grãos: Inclua-os no cardápio!



Você consome grãos diariamente? Saiba que eles são importantíssimos para manter o bem-estar do organismo.

De acordo com a nutricionista e especialista em nutrição clínica Thais Hohlenwerger Ramos, parceira da Odebrecht em Salvador (BA), alimentos produzidos com grãos integrais conservam sua composição natural e são ricos em micronutrientes essenciais, que influenciam no bom funcionamento do organismo e no desempenho do sistema nervoso.

Os grãos possuem muitas fibras, que aceleram a saciedade, regulam os níveis glicêmicos e auxiliam em dietas para perda de peso. Também são ótimos no combate aos radicais livres, retardando o envelhecimento, além de controlar a ansiedade, o apetite e melhorar o humor, explica. Ela acrescenta que o consumo diário médio ideal para um adulto gira em torno de 25 g a 30 g.

A especialista selecionou alguns dos grãos de maior importância que podem ser acrescentados no cardápio diário. Confira e passe a contar com seus benefícios! Veja:

Amaranto: contém proteínas de alto valor biológico, minerais como cálcio, fósforo, potássio, vitaminas e aminoácidos essenciais. Ajuda a combater a aterosclerose e o colesterol LDL, que forma placas de gorduras que podem entupir as artérias, causando infartos e derrames. Possui ainda ação antioxidante e auxilia o sistema imunológico. Os flocos de amaranto processados substituem a farinha branca em algumas preparações e basta uma colher de sopa ao dia.

Arroz integral: cereal importante por conter uma boa fonte de carboidratos, fibras, vitaminas e minerais. Uma ótima opção para substituir o arroz branco.

Aveia: é rica em minerais como cálcio e ferro, vitaminas do complexo B e E, proteínas e fibras. Melhora o funcionamento intestinal, facilita a digestão, ajuda a controlar a pressão arterial, diminui o colesterol ruim e regula a quantidade de açúcar no sangue. Há três versões de aveia disponíveis para o consumo. A versão em flocos pode ser polvilhada em saladas e sucos. Já o farelo de aveia pode ser usado em massas de pães e bolos. A farinha de aveia é uma ótima alternativa para substituir a farinha de trigo. O ideal é consumir cerca de três colheres de sopa ao dia.

Chia: fonte de proteínas, fibras dietéticas, ácidos graxos (ômega 3 e 6), vitaminas do complexo B (tiamina, riboflavina, niacina) e minerais (cálcio, fósforo, magnésio, zinco, potássio e cobre). Tem ação anti-inflamatória, antioxidante, contribui para o controle do diabetes, melhora a função intestinal e a saúde cerebral. Além disso, é uma grande aliada de dietas para perda e manutenção do peso. O ideal é consumir uma colher de sopa cerca de 30 minutos antes das principais refeições.

Feijão branco: rico em proteínas, vitaminas e minerais. Possui uma proteína (faseolamina) que inibe a absorção de carboidratos e melhora níveis glicêmicos. Pode ser ingerido em forma de farinha, com dose recomendada de uma colher de sobremesa 30 minutos antes do almoço ou do jantar.

Grão-de-bico: rico em vitaminas do complexo B e vitamina A, oferece grande quantidade de fibras lipossolúveis, que auxiliam a eliminação de açúcares e gorduras do organismo. Facilita a digestão e concentra grandes doses de ferro.

Linhaça: fonte de vitamina A, cálcio, ômega 3 e 6. Também é rica em fibras, o que ajuda a controlar o intestino, evita a formação de coágulos, ao diminuir as taxas de colesterol total e o LDL (colesterol ruim), bem como a pressão, protegendo o coração. Adicione em sucos, frutas, iogurtes e nas refeições. O ideal é consumir cerca de 3 colheres de sobremesa ao dia.

Quinoa: considerado o mais completo alimento de origem vegetal, é fonte de proteína, carboidrato, vitaminas e minerais, como o cálcio e aminoácidos, além de vitaminas E, D e Complexo B. Ajuda no funcionamento do intestino, reduz a absorção de gorduras e diminui os sintomas da TPM. A quinoa pode ser cozida com arroz, temperada em saladas ou no preparo de sopas. O consumo deve ser em torno de duas colheres de sopa por dia.

Fonte: Informe Odebrecht

abs!



Degustadoo às 08:37:07 de 15/08/2013 por André Luis Suaide - views: 23.218 | clicks: 1.693 Compartilhe no Twitter  Compartilhe no Facebook  Compartilhe no Orkut  Compartilhe no Google  Compartilhe no Google Buzz  Compartilhe no Delicious  Compartilhe no Windows Live  Compartilhe no MySpace  Compartilhe no Digg


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