Casal Gastronomico - Bolo Souza Leão
Bolo Souza Leão



O Bolo Souza Leão é considerado um dos mais antigos da extensa lista de doces brasileiros, além de ter o título de Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado de Pernambuco - outorgado pela Lei nº 357/2007.

Acredita-se que a receita já seja conhecida há 140 anos e tenha sido introduzida na história da culinária pernambucana por intermédio de Dona Rita de Cássia Souza Leão Bezerra Cavalcanti, esposa de um coronel proprietário de engenhos na região de Jaboatão dos Guararapes.

A iguaria é preparada segundo uma receita que inclui mandioca, leite de coco, açúcar, manteiga e ovos. O resultado é um bolo cremoso, com a consistência de um pudim muito firme. Alguns dos ingredientes do Bolo Souza Leão eram originalmente europeus. Estes, com o passar do tempo, foram substituídos por produtos nacionais, facilmente encontráveis na região. O trigo deu lugar à massa de mandioca e a manteiga francesa foi trocada por aquela produzida na própria cozinha do engenho.

O nome do bolo vem da família pernambucana Souza Leão, que teria sido a criadora da receita no século XIX. Essa família tem suas raízes nos municípios de Jaboatão dos Guararapes e Moreno.
Tradicionalmente, o Bolo Souza Leão é servido em ocasiões especiais, tendo-se apuro não só na escolha dos ingredientes e no preparo, como também no esmero em servi-lo. O costume é apresentar a iguaria em louças e porcelanas finas, com utensílios de prata e cristal. Contam que ele foi servido ao imperador Dom Pedro II e à sua esposa Tereza Cristina em 1859, quando passaram pelo estado de Pernambuco.[carece de fontes]

Devido à expansão dos ramos da família Souza Leão ao longo do tempo, muitas variações da receita são disputadas como sendo as melhores e originais. Essas variações se constituem na alteração das quantidades dos ingredientes principais ou no acréscimo de especiarias, como canela, erva-doce, e castanha-de-caju.

Depois da explicação, vamos a uma receita bem fácil de fazer retirada da UOL.

Ingredientes:
Massa

Farinha de trigo para polvilhar a forma
Manteiga para untar a forma
2 vidros de leite de coco (de 200ml cada)
12 gemas peneiradas
1 pitada de sal
1 barra de manteiga (de 200g)
5 xícara(s) de chá de massa de mandioca lavada e peneirada (úmida)

Calda
2 e 1/2 xícara(s) de chá de açúcar
1 xícara(s) de chá de água

Modo de Preparo:
Massa
Misture a massa de mandioca com as gemas batidas e acrescente o sal. Em uma panela à parte, derreta a manteiga e junte à massa de mandioca.

Acrescente o leite de coco e mexa com um espátula até obter uma massa homogênea. Transfira para uma forma untada e enfarinhada. Leve ao forno preaquecido para assar até que se coloque o palito e este saia limpo.

Calda
Enquanto o bolo assa, prepare a calda juntando o açúcar e a água numa panela. Leve ao fogo até chegar ao ponto de calda fina e transparente. Espere o bolo esfriar, desenforme e cubra com a calda.

Abs!



Degustadoo às 17:15:18 de 25/06/2013 por André Luis Suaide - views: 25.851 | clicks: 2.369 Compartilhe no Twitter  Compartilhe no Facebook  Compartilhe no Orkut  Compartilhe no Google  Compartilhe no Google Buzz  Compartilhe no Delicious  Compartilhe no Windows Live  Compartilhe no MySpace  Compartilhe no Digg


© Copyright 2011 Casal Gastronômico. Todos os Direitos Reservados.