Casal Gastronomico - Arroz de Polvo
Arroz de Polvo


Arroz de Polvo

Aqui vai uma receita que parece difícil, mas não é! É um pouco demorada apenas, mas não difícil!

Ingredientes:
2 kg de Polvo limpo
2 Xícaras de Arroz
2 Tabletes de Caldo de Peixe
1 Batata
2 Cebolas Picadas
3 Dentes de Alho Amassados
1 Cebola Cortada em 4
1 Folha de Louro
1 Pimentão Amarelo Picado
1 Pimentão Verde Picado
2 Tomates Picados
2 Xícaras de Coentro Picado
1 Xícara de Vinho Branco Seco
1 Xícara de Manteiga de Garrafa
600ml de Leite de Coco
Sal à gosto

Modo de Fazer:

Cozinhar o Polvo:
Para cozinhar o polvo para que ele fique tenro não tem muito mistério. Muita gente fala para bater no polvo com um martelo, outros falam pra cozinhar na pressão e por ai vai.

Cozinhar na pressão funciona bem, mas o polvo perde muito do seu peso (quase 50%)... Aqui vai o modo mais fácil e sem segredo:

Primeiro o polvo deve ter sido congelado. Se você comprou ele fresco. Congele! Tem muitas explicações para isso, mas o fato é que isso parece amaciar suas fibras.

Coloque água necessária para ferver que cubra o polvo. Nela adicione a Folha de Louro, a Cebola cortada em 4 e a Xícara de Vinho Branco.

Quando tiver fervendo coloque os tentáculos primeiro e espere parar de ferver. Quando parar de ferver, retire o polvo. Você vai perceber que os tentáculos se curvaram bem (fica um pouco engraçado hehehe). Quando a água ferver de novo, faça a mesma coisa, mas quando parar de ferver coloque o polvo inteiro na água. Coloque também a batata inteira na panela! Abaixe o fogo!

Mergulhar os tentáculos primeiro pode parecer frescura... pra falar a verdade, eu acredito que seja... mas é interessante!

A batata serve como indicador! Quando a batata estiver cozida, o polvo está pronto! Para verificar basta enfiar um palito de dente nela e sentir se fura facilmente. Demora mais ou menos uns 40~50 minutos em fogo baixo para 2kg de polvo...

Quando estiver pronto, reserve a panela de lado.

Caldo de Peixe
Ferva 3 Xícaras de água e adicione os Tabletes de Caldo de Peixe. Se você preferir, pode fazer o caldo de peixe com peixe mesmo...

Cozinhar o Arroz
Coloque as duas xícaras para cozinhar em 1 Xícara de Caldo de Peixe e 1 Xícara da água da panela do polvo. Caso precise colocar mais água, pode utilizar ambos novamente.

Arroz de Polvo
Pique grosseiramente o Polvo.

Refogue o Alho e a Cebola na Manteiga de Garrafa e quando estiver começando a dourar adicione o polvo o pimentão e o tomate.

Depois de um minuto e meio mais ou menos, adicione o Leite de Coco e o Coentro. Quando estiver quente (não deixe ferver) adicione o arroz e tempere com Sal à gosto.

Acredito que o arroz vá ficar bem molhadinho, caso não fique pode adicionar um pouco da água do polvo, mas o leite de coco já deve deixar ele bem molhado!

Abs! :)



Degustadoo às 17:22:41 de 27/05/2013 por André Luis Suaide - views: 25.227 | clicks: 1.595 Compartilhe no Twitter  Compartilhe no Facebook  Compartilhe no Orkut  Compartilhe no Google  Compartilhe no Google Buzz  Compartilhe no Delicious  Compartilhe no Windows Live  Compartilhe no MySpace  Compartilhe no Digg


© Copyright 2011 Casal Gastronômico. Todos os Direitos Reservados.