Casal Gastronomico - Sansho: Uma pimenta japonesa bem diferente!
Sansho: Uma pimenta japonesa bem diferente!


Japanese Pepper, ou mais conhecida como Sansho


Na viagem que fizemos no final do ano passado para o Japão nos deparamos com muitas coisas diferentes! A tentação era bem grande em comprar muitas coisas que víamos pelas lojinhas... principalmente nas de tempero!

O maior problema é que por muitas vezes não dava pra descobrir nem de perto o que era aquilo que víamos... e alguns conhecidos nossos que moravam no Japão há muito tempo também não faziam ideia do que seria! Resultado: Muitas vezes não comprávamos!

Mas quando achávamos algo escrito em inglês, não hesitávamos e comprávamos! Um caso foi essa Japanese Pepper, que depois descobri que se chama Sansho!

Comprei dois potinhos. Um em pó, que ficou para a gente, e outro em grãos, que demos para meu irmão.

Experimentamos o grão lá na casa do meu irmão e a surpresa foi tanta que não imaginávamos o que poderíamos fazer com esse tempero. Assim que abrimos o pote um perfume tão forte e gostoso foi sentido. Com certeza foi um dos temperos mais perfumados que já senti.

Experimentei e a surpresa apenas aumentou. Um gosto que invadiu a boca e não saiu por alguns minutos. Não é ardido mas deixa a boca dormente. Fiquei salivando por uns bons 5 minutos até que a dormência saiu, junto com o perfume que você sentia depois de alguns minutos ainda.

Procurando na internet descobrimos que a tal pimenta se chama Sansho e ela não tem nenhuma relação com as pimentas brancas nem pretas. Ela é a casca da vagem da pimenta de sichuan (Zanthoxylum piperitum). Ela não é tão apimentada mesmo mas tem como característica o forte perfume, bem requintado, e a sensação de dormência que proporciona. Ela é tipicamente usado em peixes e frangos.

Não faço ideia onde exista para comprar aqui no Brasil, mas deve ter! Lá no Japão não procuramos muito, mas a achamos em uma loja meio requintada e o preço não foi tão barato.

Abs!



Degustadoo às 09:40:39 de 07/05/2013 por André Luis Suaide - views: 12.943 | clicks: 2.418 Compartilhe no Twitter  Compartilhe no Facebook  Compartilhe no Orkut  Compartilhe no Google  Compartilhe no Google Buzz  Compartilhe no Delicious  Compartilhe no Windows Live  Compartilhe no MySpace  Compartilhe no Digg


© Copyright 2011 Casal Gastronômico. Todos os Direitos Reservados.