Casal Gastronomico - Como limpar a Esponja de cozinha?
Como limpar a Esponja de cozinha?



Usar a esponja da cozinha para limpar a mesa, a bancada suja e talvez até manchas do chão possa ser perigosa para a saúde. Apesar de a esponja parecer limpa, podem haver mais de 2000 bactérias por centímetro quadrado, incluindo a E. coli e salmonella[1] e até fungos ou mofo. Como saber se não há germes, mofo ou esporos em sua esponja? Limpe-a pelo menos uma vez a cada 3 ou 4 dias usando um dos seguintes métodos de limpeza abaixo.

Microondas (requer uma esponja que não contenha partes de metal)
1- Encharque a esponja completamente e não a deixe secar. Tome cuidado, pois a esponja pode pegar fogo se secar completamente.

2- Coloque a esponja no microondas e ligue-o por pelo menos um minuto. De acordo com um estudo do governo dos Estados Unidos, um minuto no microondas ligado reduz significativamente as populações de microorganismos, mais que outros métodos.[2] Outras pesquisas mostram que depois de dois minutos no microondas, 99,9999% de todas as bactérias da esponja estarão mortas.[3]

3- Deixe esfriar e use.

Método da lava-louças
1- Remova todos os restos de comida da esponja.

2- Coloque a esponja no compartimento de utensílios no próximo ciclo "lavar e secar" da máquina de lavar louça. Deixe ficar até o fim do ciclo.

3- Remova a esponja depois que a lava-louças terminar. A esponja terá 99,9998% menos bactérias nela.

Método do banho
1- Use este método se não tiver acesso a um microondas ou lava-louças, pois o banho é menos eficiente que os outros métodos (embora seja melhor que nada). Um estudo custeado pelo governo dos Estados Unicos mostrou que estes métodos comuns matam somente entre 37% a 87% das bactérias.[5]

2- Prepare uma solução a 10% de água sanitária e/ou suco de limão.

3- Deixe a esponja mergulhada por 3 minutos.

4- Remova e lave.

Manutenção diária entre os ciclos de limpeza
1- Remova todos os restos de comida da esponja.

2- Esprema a esponja o máximo que puder e ponha-a em um local onde possa secar completamente. As bactérias adoram a umidade.

3- Evite lavar a tábua de corte com ela, especialmente se tiver sido usada para frango cru.

Dicas
Apesar da esponja parecer limpa, ela pode estar acumulando bactérias e fungos, ou até mofo.
Ao invés de usar a esponja, use toalhas descartáveis para limpar o chão e restos de carne crua.

Troque a esponja regularmente. Compre uma esponja resistente a germes, o que pode reduzir a quantidade de bactérias na cozinha em 99,9%.

Se precisar matar todos os esporos (ao invés de somente as bactérias vivas), deixe a esponja por cinco minutos no microondas.[7] Tome cuidado, pois a esponja pode pegar fogo se secar completamente.

Avisos
A Sociedade Real para a Prevenção de Acidentes do Reino Unido avisa sobre os perigos de se usar o microondas para limpar uma esponja seca.[8] Os pesquisadores dizem que somente uma esponja encharcada deve ser usada, pois se uma esponja ou pano seco forem colocados no microondas, pode causar um incêndio.

Deixe a esponja esfriar um tempo no microondas antes de removê-la. A água na esponja provavelmente aqueceu o suficiente para causar queimaduras.

Fonte:
[1] http://news.bbc.co.uk/1/hi/health/6293735.stm
[2] http://www.ars.usda.gov/research/publications/publications.htm?SEQ_NO_115=207115
[3] http://www.webmd.com/content/article/131/118080.htm
[4] http://www.ars.usda.gov/is/pr/2007/070423.htm
[5] http://www.ars.usda.gov/is/pr/2007/070423.htma
[6] http://www.cnn.com/TECH/tomorrow_today/9603/sponges/index.html
[7] http://www.cnn.com/TECH/tomorrow_today/9603/sponges/index.html
[8] http://news.bbc.co.uk/1/hi/health/6293735.stm

Fonte: WikiHow

Abs!



Degustadoo às 23:36:49 de 24/04/2013 por André Luis Suaide - views: 17.356 | clicks: 4.940 Compartilhe no Twitter  Compartilhe no Facebook  Compartilhe no Orkut  Compartilhe no Google  Compartilhe no Google Buzz  Compartilhe no Delicious  Compartilhe no Windows Live  Compartilhe no MySpace  Compartilhe no Digg


© Copyright 2011 Casal Gastronômico. Todos os Direitos Reservados.