Casal Gastronomico - Peppo Cucina - Porto Alegre
Peppo Cucina - Porto Alegre


Peppo Cucina


Estou em Porto Alegre a trabalho e, infelizmente, sem minha esposa para podermos fazer uma avaliação de restaurante por essas bandas. Já que não dá pra fazer uma avaliação, segue meus comentários solitários :(

Depois de um almoço corrido a base de castanha de caju e chocolate para dar tempo de ir nas reuniões que marquei, eis que consegui descansar um pouco no hotel.

Como é de costume, acabo perguntando na recepção do hotel uma indicação de restaurante. Descobri que estou em uma região com algumas opções de bistrôs e restaurantes, mas nenhum me chamou muita a atenção. Quando isso acontece me lembro do Boa Lembrança! :)

Fiquei em dúvida nas opções de de Boa Lembrança de Porto Alegre. Todas pareciam ótimas, porém havia um restaurante ao lado do meu hotel (dois quarteirões). Das opções que tinham era a que menos me chamou a atenção, confesso, mas juntando meu cansaço e preguiça (não confundam com velhice), optei pelo mais perto!

Depois de passar um pouco de frio na caminhada desses dois quarteirões (não é velhice!), cheguei no Peppo Cucina. Segue a descrição retirada do site Boa Lembrança:

Inaugurado em setembro de 2004, o Peppo Cucina mescla sofisticação e informalidade. Criado e comandado pelo casal Andréa Martins e Pedro Hoffmann, o restaurante tornou-se ponto de encontro dos apreciadores da boa gastronomia em Porto Alegre, reunindo comensais modernos e tradicionais com seu cardápio variado. As receitas criadas por Pedro Hoffmann são executadas desde a abertura do restaurante pelo chef Cícero Ribeiro do Vale, que o acompanha há 20 anos; o serviço requintado é comandado pelo maitre Sid Tarallo.

Logo na chegada, um dos garçons percebeu que eu estava com um pouco de frio e já me levou para um lugar que não estava muito gelado. Ponto para a atenção dele!


Fiquei em um cantinho bem aconchegante e com ótima iluminação


Como é de costume, nem quis olhar muito o cardápio antes de pedir o prato Boa Lembrança. Já que fazemos coleção desses pratos, criei esse hábito para não ter o perigo de não pedi-lo.


Couvert: Foie Gras, Manteiga e Pães artesanais e Cogumelos ao vinho branco


O garçon me descreveu o couvert e, apesar de ter Foie Gras (patê de fígado de ganso), acabei aceitando para distrair um pouco a fome. Antes que me perguntem, não gosto de nenhum tipo de fígado! hehehe

O couvert continha, além do patê, manteiga da casa, cogumelos ao vinho branco e pães artesanais. Por incrível que pareça, acabei gostando mais do patê do que das outras opções. O cogumelo poderia ter um pouquinho de sal. Não consegui encontrar nada que lembrasse sal no prato! E olha que não gosto muito de comida com sal! :)

O patê estava muito bom por sinal. O gosto do fígado não tava forte e estava bem saboroso! Os pães e a manteiga estavam bem simples...

Tapeada um pouco a fome, eis que chegou o prato principal: Medaglioni alla crema!


Eis o prato Boa Lembrança: Filé Mignon com Tortelonis de espinafre ao molho branco


O prato é medalhões de filé mignon com tortelonis recheados de espinafre, ricota, farinha e amêndoas, ao molho branco com parmesão. Simples não? Por isso não tinha dado muita atenção a esse restaurante quando estava escolhendo em qual iria. E sabe o que penso agora? Sorte que eu o escolhi.

Por incrível que pareça, o filé mignon é o acompanhamento do prato. Apesar dele ter estado grelhado a perfeição e extremamente saboroso e macio, ele é o coadjuvante! Claro que a intenção é essa. O torteloni estava surpreendente. Não sou muito fã de massas recheadas, mas essa me fez repensar meus conceitos.


Tortelonis muito bem recheados e gostosos


Começando pela massa, ela estava sensacional. Fiquei com vontade de voltar para o restaurante e experimentar outras massas da casa! O recheio estava perfeito! O espinafre com a ricota e farinha estavam ótimos, mas o mais impressionante eram os pedacinhos de amêndoas que brincavam com meu paladar enquanto em saboreava o prato. O crocante das amêndoas moídas casaram perfeitamente no prato e fez com que ele não ficasse monótono. Parabéns ao chef pela combinação! O molho branco com parmesão foi apenas um brinde para o resto do prato.

Sobre o ambiente e atendimento, só elogios! Casa muito bonita e funcionários extremamente educados e atenciosos! É uma pena que não estava com minha esposa para poder avaliar esse excelente restaurante!


Por fim, eis o Prato Boa Lembrança!


Dos pratos Boa Lembrança que comi até hoje, esse é sem dúvida o melhor que comi e o único que me faria voltar ao restaurante e repetir o pedido.

Peppo Cucina - www.peppo.com.br
Couvert: R$ 9,90
Medaglioni alla crema: R$ 68,40 (ver receita)

abs!



Degustadoo às 21:19:32 de 16/04/2012 por André Luis Suaide - views: 9.136 | clicks: 3.170 Compartilhe no Twitter  Compartilhe no Facebook  Compartilhe no Orkut  Compartilhe no Google  Compartilhe no Google Buzz  Compartilhe no Delicious  Compartilhe no Windows Live  Compartilhe no MySpace  Compartilhe no Digg


© Copyright 2011 Casal Gastronômico. Todos os Direitos Reservados.